Blog de Porcarias

O Estrangeiro - Albert Camus

Capa do livro O Estrangeiro

Hahaha, que livro, amigos! Li *O Estrangeiro* de uma única vez e fiquei apaixonada! A indiferença do Meursault perante ao mundo — e que mundo! O crime que ele cometeu, sério, como a vida de um homem pode valer menos que uma lágrima? Eu fiquei indignada com esse livro, mas, uau, ele me fez pensar muito sobre como a sociedade funciona e repensar meus locais de privilégio, isso é algo muito instigante.

A história de Meursault, que comete um assassinato quase sem motivo e depois é julgado não apenas pelo crime, mas pela sua falta de emoções e pela forma como ele vive, me fez refletir sobre o absurdo da vida. Meursault não se encaixa nas expectativas sociais e, por isso, é visto como um "estrangeiro" não só em relação aos outros, mas em relação à própria sociedade. Ele me fez pensar sobre a alienação que todos vivemos, a falta de autenticidade nas relações e como somos muitas vezes aprisionados por convenções e julgamentos.

Esse livro é uma verdadeira crítica ao sistema e à nossa forma de viver sem questionar. Eu saí completamente transformada, um soco na cara da realidade. *O Estrangeiro* é desconfortável, mas é exatamente isso que nos faz questionar a nossa existência e os valores da sociedade. Um livro que te deixa sem palavras, mas com mil reflexões na cabeça.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐